Blog Desenvolvimento Pessoal

Trabalho dos sonhos existe?

trabalho dos sonhos
Iran Melo

Não confunda trabalho com emprego. O trabalho existe desde que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde que começou a fazer utensílios e ferramentas.

Uma conta básica: 220hs de trabalho ao mês = 2.640hs ao ano. Multiplique isso por 35 anos e você terá trabalhado 92.400hs. Você não concorda que é muito tempo para perder com um trabalho que não lhe seja apaixonante?.

Assim como buscamos viver um grande amor, casar, ter filhos formar uma família feliz, viver plenos de saúde e por um longo tempo, também e, principalmente, ansiamos por encontrar o trabalho dos sonhos. Para alguns o trabalho dos sonhos são aqueles conquistados através de concursos públicos. Receita Federal, Secretarias de Fazenda, Banco do Brasil, TCE, TCU e Petrobras são os mais desejados, mas nem sempre pelo trabalho em si ou pela paixão, mas, pelas cifras, estabilidade e pelo polpudo salário depositado ao final do mês em suas contas. Já para outros o trabalho dos sonhos é outra coisa, e mesmo aqueles que optaram por estabilidade, salários acima da média e aposentadoria garantida, desejaria mesmo encontrar o trabalho dos sonhos. O questionamento comum a todos é: Existe o trabalho dos sonhos?

Eu lhes digo que é possível sim. Não é fácil nem difícil, não é uma fantasia ou um delírio. É uma questão de foco, de eliminar as distrações e definir-se no caminho certo. Se assim não fosse, não seria tão expressivo o número de pessoas que abandonam diariamente suas bem sucedidas carreiras profissionais e demais benefícios para empreenderem naquilo que descobriram como sendo a paixão de suas vidas. O que dizer daqueles que trocam de emprego aceitando uma remuneração menor porque descobriram que os ganhos intangíveis são muitas vezes imensuráveis?

Você deve estar agora se perguntando: “É, parece ser possível. O que devo fazer então para chegar lá, encontrar esse trabalho que me fará feliz e atenderá as minhas necessidades financeiras, de prazer, motivação e felicidade?”.

•    Saiba reconhecer ou descobrir o seu maior talento.

Este é um passo difícil, e o mais importante. É possível que você já saiba de algum modo, que dons já traz consigo. No que você é bom? Falar bem, cozinhar maravilhosamente, saber fotografar, facilidade para lidar com números, empatia ou comunicar-se eficazmente com as pessoas são alguns predicados que podem ajudá-lo a colocar-se no caminho que o levará a encontrar o trabalho desejado.

•    Seja realista sobre suas necessidades financeiras básicas.

A paixão é importante, mas você não pode encontrar o seu emprego dos sonhos se não puder pagar as contas. Por isso é importante que você saiba quanto dinheiro precisa para viver dignamente, não “nababescamente”. Faça um levantamento de suas receitas, patrimônio, reservas financeiras e despesas. Determine o quanto você quer investir para ter o seu trabalho dos sonhos. Trace metas por escrito, acompanhe, corrija as distorções, refazendo os planos se necessário. Faça cursos de aperfeiçoamento profissional alinhados ao trabalho dos sonhos, seja ele empreender por conta própria ou ser empregado vendendo suas horas para alguém ou alguma empresa.

•    Comprometa-se a encontrar ou criar o seu emprego ideal, não importa o quê.

Você conhece alguém que chegou ao sucesso sem muitas horas de trabalho, alguns fracassos, poucas horas de sono ou sem compromisso com o seu sonho. Eu não! Quando se trata de sua carreira e de sua vida, você TEM que assumir um compromisso com seus sonhos, decidir de forma enfática e determinada o que deseja criar e alcançar para si, não importa o quê.

•    Seja paciente. Demora alguns anos para se tornar um sucesso.

Não existe milagre. O Sucesso não chega da noite para o dia. Pode ter que se esperar dois anos, cinco anos, ou até mais para encontrar a combinação perfeita depois de muitas tentativas e erros. No percurso do seu caminho tenha sensibilidade para enxergar os ganhos rápidos e os acertos, aprendendo mais ainda com os erros. Para alguns, o sucesso chega mais rápido quando aprimoram essa sensibilidade, por isso concentre-se nas pequenas vitórias, coloque nelas as suas energias e total dedicação.

Encontre ou escolha um trabalho que você goste, e nunca mais terá que trabalhar um dia em sua vida” – Esta frase é atribuída a Confúcio. Eu não sei se está totalmente certa porque até mesmo o trabalho dos sonhos pode ser uma tarefa árdua, mas acredito que este mesmo trabalho torna a sua vida mais fácil quando se faz e se dedica ao que se ama; ao que suscita paixão. Você não concorda?

Sobre o autor

Iran Melo

Iran Melo

Administrador de Empresas e Palestrante. Expert em Auditoria Empresarial, Comex e Logística Internacional, atua como gestor na MR2 Menswear em em Fortaleza - CE. Suas formações em Coaching, Mentoring e PNL lhe dão as credenciais necessárias para disseminar e compartilhar o conhecimento e as boas práticas de gestão. Sua missão está fundamentada no compromisso em ajudar e inspirar as pessoas a reconhecer e desenvolver suas habilidades em benefício de si mesmas e de outras pessoas através do amor, compaixão, integridade, ética, sabedoria e ausência de julgamento.

Deixe umComentário