Blog Inteligência Emocional

Reclamar, uma mania nacional.

Iran Melo

Quando você “solta seus cachorros” em todos e por tudo, a maior vítima das mordidas e da raiva será você mesmo.

Queixar-se de tudo e de todos é uma mania nacional. Talvez sejamos o 2º país do mundo onde as pessoas mais se queixam por razões diversas, desde as mais ridículas e injustas até uma ou outra pela qual elas até teriam motivo para “soltarem seus cachorros”. Mas, e aí, deveriam?

Queixamo-nos da vida, do sol, do frio e da chuva, do trânsito, do cara da bicicleta. Também do vizinho que não para de fazer barulho no andar de cima, do vizinho de garagem que não coloca seu carro no espaço correto, do elevador que demora a chegar, do dinheiro que não chega ao final do mês… São tantas queixas que quase sempre deixamos de agradecer por outras centenas e milhares de coisas boas que são partes da nossa vida, das conquistas e das bênçãos que recaíram sobre nós.

Saiba que se você está nesse nível “reclamão”, são muitas as suas possibilidades de se tornar uma pessoa demente, solitária, introvertida, desequilibrada e de difícil convivência. Tudo como resultado das emoções sabotadoras da sua imunidade nervosa.

Mas nem tudo está perdido. Quero propor a você que lê esse post uma trégua entre você consciente e seu “eu” mais profundo. Desse momento e por 3 dias seguidos tente evitar reclamar por qualquer coisa, principalmente do que não está no seu controle como o trânsito, sol, chuva, ruas esburacadas e preço do combustível entre outras coisas.
Se estiver no carro ouça uma canção que estimule o balanço do seu corpo, mude o trajeto que costuma fazer até o trabalho, saia em horários diferentes do normal. Pequenas atitudes como estas são um excelente exercício para a mente já tão acostumada às queixas diárias, além, é claro, de um santo remédio natural pelo qual você não precisa pagar.

E aí, vai topar o desafio de mudar para melhor?

Ah, é da população do Reino Unido o troféu de campeão de reclamações, vistos e apontados como o povo que mais reclama no mundo, por tudo ou por nada.

Sobre o autor

Iran Melo

Iran Melo

Iran Melo é Administrador de Empresas e MBA em Finanças/Controladoria, Responde pela Controladoria no Grupo Handara. Trajetória profissional construída em empresas como Mendes Júnior S/A, Souza Cruz, Votorantim, Prolane S/A, HandaraJeansWear, MR2 Menswear e Grupo Handara/Bemt (atual). Suas formações e especializações em Coaching, Mentoring e PNL, assim como sua expertise em Auditoria Empresarial conferem a ele as credenciais necessárias para disseminar e compartilhar o conhecimento e as boas práticas de gestão. Sua missão está fundamentada no compromisso em contribuir e inspirar pessoas a reconhecer e desenvolver suas habilidades em benefício de si mesmas e de outros através do amor, compaixão, integridade, ética, sabedoria e ausência de julgamento.

Deixe umComentário