Inteligência Emocional

O Chefe “estrela”, “sabe tudo” e que o incomoda pode ser sua inspiração.

Profissional
Iran Melo

Não se importe se seu chefe não lhe parece o melhor exemplo de liderança, mas se empenhe para ser o melhor exemplo de profissional. Você só terá a ganhar!

Seu chefe é daqueles que “arrota” ser culto, fala mais de um idioma, tem muitos conhecimentos e inúmeros cursos de aperfeiçoamento, vive sugerindo a todos mais dedicação nos estudos para fortalecer conhecimentos e adquirir expertise, mas precisa de você para gerar um simples relatório do ERP da sua empresa?

Normalmente quem é subordinado a um chefe que tem esse perfil se sente incomodado quando solicitado pelo “sabichão” para auxiliá-lo em algo que ele não domina muito bem. É muito comum que a inexperiência leve esse subordinado a criticar seu chefe que apesar de suas experiências e conhecimentos tem deficiências, chegando a questionar se ele deveria estar onde está: na posição de chefe.

Tal incômodo quase sempre vem seguido de frustração e questionamentos do tipo: “esse meu chefe diz que sabe tudo, que tem mais conhecimentos que eu, mas nem sabe gerar um relatório direito”. E isso parece injusto a ponto de você não saber o que fazer, às vezes, até, pensando em não atender mais quaisquer pedidos.

Então o que fazer em situações assim?

A primeira coisa é ter em mente que seu chefe não chegou onde está sem as competências necessárias para tal ainda que isso possa ocorrer numa ou noutra empresa, mas não é a regra. O fato de ele não saber dominar o ERP da empresa ou outro tema qualquer não significa que ele não seja uma pessoa culta ou tenha mais conhecimentos que você, conhecimentos esses que podem ser a chave para o seu sucesso futuro, sua fonte de inspiração se você se permitir.

Muitos chefes são cheios de boas intenções, sabem que seu sucesso passa pelo sucesso daqueles que estão sob sua gestão. Alguns poucos falham na forma de passar essa boa intenção porque, infelizmente, lhes falta a comunicação ideal e assertiva que evitaria passar essa impressão de querer ser melhor que os demais. E não é fácil agradar a todos.

Assim, quando seu chefe lhe pedir algo que não domina muito bem, atenda-o com presteza, seja cortês, educado e assertivo. Não o faça para mostrar que você sabe mais que ele e sim para seu benefício profissional. Esforce-se para fazer a tarefa ensinando e se for solicitado mais de uma vez para a mesma tarefa, procure um novo modo de repassar a forma de executar o que está sendo pedido novamente. Quando ele aprender não mais solicitará de você a mesma coisa. Outra talvez.

Não se importe se seu chefe não lhe parece o melhor exemplo de liderança, mas se empenhe para ser o melhor exemplo de profissional. Você só terá a ganhar!

Sobre o autor

Iran Melo

Iran Melo

Administrador de Empresas e Palestrante. Expert em Auditoria Empresarial, Comex e Logística Internacional, atua como gestor na MR2 Menswear em em Fortaleza - CE. Suas formações em Coaching, Mentoring e PNL lhe dão as credenciais necessárias para disseminar e compartilhar o conhecimento e as boas práticas de gestão. Sua missão está fundamentada no compromisso em ajudar e inspirar as pessoas a reconhecer e desenvolver suas habilidades em benefício de si mesmas e de outras pessoas através do amor, compaixão, integridade, ética, sabedoria e ausência de julgamento.

Deixe umComentário