Blog Gestão Empresarial

Empregado feliz, Empresa produtiva.

Empresa1Feliz
Iran Melo

Apenas comece, faça algo diferente e nunca mais sua empresa será a mesma, os dias de tédio para seus funcionários serão coisas do passado, e você empresário não terá que se preocupar tanto com problemas pequenos.

Nos últimos 5 anos têm crescido o número de empresas que enxergam bem mais à frente quando o assunto é produtividade. Empresários e gestores veem na qualidade de vida dos seus colaboradores a chave para reter talentos e gerar melhores resultados para os seus negócios em todos os segmentos.

Baseados nos exemplos das grandes empresas como Google, Yahoo, IBM e outros players similares a estas que proporcionam ao empregado academias de ginásticas, salas para relaxar alguns minutos, salão de jogos entre outros mimos, empresários de todos os segmentos têm buscado formas de trazer benefícios similares para suas empresas, mas encontram dificuldades em implantá-los devido ao alto custo envolvido e principalmente as características bem comuns ao mercado de trabalho brasileiro.

Algumas dessas características são as enormes barreiras a serem vencidas por empregadores e empregados, erguidas que foram ao longo de décadas baseadas em algumas crenças ainda muito arraigadas e presentes no dia a dia, principalmente nas pequenas empresas. Nelas os empregados veem o trabalho em si como um fardo necessário a se carregar para receberem o pagamento ao final do mês, e os empregadores, por sua vez, ainda agem como se o empregado fosse apenas o meio para se chegar ao fim de um objetivo: O Lucro.

O imediatismo é um problema crucial a ser combatido. Todos nós, sejamos empregados ou empregadores, queremos tudo para ontem. Desejamos que tudo se resolva num passe de mágica e tendemos a nos decepcionar e abortar alguns bons planos por essa falta de entendimento de que bons resultados são consequências de um bom planejamento e constante acompanhamento como forma de colher bons resultados, mas quase nunca em curto prazo.

Dar o primeiro passo, pequeno e curto, mas de forma sólida e constante pode ser a chave para criar um ambiente de trabalho realmente saudável e produtivo, estimulante e agregador, prazeroso e recompensador onde não haja espaço para se discutir abobrinhas e alimentar fofocas ou criação de grupinhos experts em “derrotismo”, destruidores de boas ideias ou projetos promissores.

Vale tudo para tornar o ambiente de trabalho mais saudável, agradável e feliz. Proporcionar palestras de curta duração, esticar por mais 30 minutos o horário do almoço a cada 15 dias num dia específico para que os interessados possam assistir a um filme, ou ainda, em substituição ao filme, 30 minutos de ioga a cada 15 dias. E tantas outras opções à sua escolha.

Sobre o autor

Iran Melo

Iran Melo

Administrador de Empresas e Palestrante. Expert em Auditoria Empresarial, Comex e Logística Internacional, atua como gestor na MR2 Menswear em em Fortaleza - CE. Suas formações em Coaching, Mentoring e PNL lhe dão as credenciais necessárias para disseminar e compartilhar o conhecimento e as boas práticas de gestão. Sua missão está fundamentada no compromisso em ajudar e inspirar as pessoas a reconhecer e desenvolver suas habilidades em benefício de si mesmas e de outras pessoas através do amor, compaixão, integridade, ética, sabedoria e ausência de julgamento.

Deixe umComentário