Inteligência Emocional

Como lidar com a frustração?

Frustração
Iran Melo

A vida é cheia de frustrações. Quase todos os dias vivenciamos situações e eventos que nos deixam frustrados, desde a perda de uma chave até o esquecimento de um compromisso ou tarefa que não poderia deixar de acontecer, levando a um intenso sentimento de frustração decorrentes da crença de que somos perfeitos e essas situações não são aceitáveis.

Na maior parte das vezes tal frustração é desnecessária e desproporcional ao evento em si, mas não sabemos disso porque não temos o autoconhecimento necessário para entender que exigimos de nós mesmos um grau de perfeição que vai além das verdadeiras necessidades e importância que deveríamos dar a cada evento que culmina nesse sentimento que nos leva para baixo.

Mesmo em circunstâncias difíceis, devemos ser capazes de gerir a frustração como forma de nos permitir errar sem comprometer a felicidade e o bem viver.

Quando nos dedicamos a um objetivo que nos é importante, qualquer coisa que nos impeça de seguir em frente, seja momentâneo ou definitivo, causa uma enorme insatisfação. E como resultado vem o estresse, a irritabilidade e a sensação de impotência e fracasso que muitas vezes nos fazem acreditar que somos imprestáveis. Mas não é bem assim.

 

Faça parte da nossa lista Vip!

Coloque seu email abaixo para ser avisado quando publicarmos novos artigos!

 

Uma vez que a frustração decorre, por exemplo, do fracasso em não ter suas metas atingidas, enxergar e entender o evento como um problema que resulta numa oportunidade de mudança de rumo nos planos traçados anteriormente rumo ao objetivo definitivo, transformará o sentimento de frustração em motivação.

Não menos importante é compreender, e isso só é possível através do autoconhecimento, que a frustração é parte do dia a dia, e que vai ocorrer queira você ou não, mas você pode, pode mesmo, aprender formas de encontrar respostas menos traumáticas em momentos de frustração, como sentimentos de raiva, ira, decepção e inferioridade, comuns quando estas sensações de tornam frequentes.

Se você é uma das milhares de pessoas que precisam aprender a lidar com as frustações, independente de como e onde surjam – trabalho, família, relacionamentos, atente para essas duas DICAS preciosas.

1.    Saber diferenciar os problemas que surgem diariamente em sua vida, faz uma enorme diferença para lidar com a frustração. Há problemas que você pode resolver, outros que não sabe se dá conta e aí conta a ajuda de terceiros, já outros estão totalmente fora do seu controle e, há ainda, aqueles que de tão confusos, talvez nem sejam verdadeiramente problemas que mereçam o desgaste da preocupação e frustração por não solucioná-los.

2.    Não caia em lamentações se achando o coitadinho do tipo que repete para si mesmo frases negativas do tipo, “as coisas ruins só acontecem comigo”, “nada do que faço dá certo”, “tudo para mim é tão difícil”. Agir assim apenas agravará o problema lançando dúvidas em sua mente sobre a sua capacidade de superação. Ao invés disso, encontre formas de gerir suas frustrações de maneira que elas trabalhem para você, e não contra.

Sobre o autor

Iran Melo

Iran Melo

Administrador de Empresas e Palestrante. Expert em Auditoria Empresarial, Comex e Logística Internacional, atua como gestor na MR2 Menswear em em Fortaleza - CE. Suas formações em Coaching, Mentoring e PNL lhe dão as credenciais necessárias para disseminar e compartilhar o conhecimento e as boas práticas de gestão. Sua missão está fundamentada no compromisso em ajudar e inspirar as pessoas a reconhecer e desenvolver suas habilidades em benefício de si mesmas e de outras pessoas através do amor, compaixão, integridade, ética, sabedoria e ausência de julgamento.

Deixe umComentário